Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/08/23 às 16h03 - Atualizado em 22/08/23 às 17h20

Centro de Ensino Médio 01 do Gama recebe nova etapa de audiências públicas sobre o Plano Distrital da Juventude

 

Formular políticas públicas com as pessoas que de fato usurfruirão delas, esse é o trabalho do GDF por meio de ações promovidas junto à população. Para isso, após a primeira etapa de debates com grupos de representação jovem do DF, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) divulgou um cronograma com as escolas da rede pública de ensino médio com o intuito em levar a pauta sobre o futuro da juventude para a conversa com os estudantes. Em parceria com a Secretaria de Educação por meio das Coordenações Regionais de Ensino, os alunos do ensino médio da rede pública situadas nas regiões administrativas receberão a SEFJ para indicar as suas propostas. O Centro de Ensino Médio 01 do Gama será a primeira escola a receber a audiência nesta segunda-feira (18), no período da manhã, a partir das 9h30 e às 15h30.
Durante a audiência, os estudantes poderão apresentar as suas sugestões para os 11 eixos temáticos abordados pelo Plano: Cidadania, participação social e política e representação juvenil,  Educação, Profissionalização, trabalho e renda, Garantia da igualdade, Saúde da juventude, Cultura,  Comunicação e liberdade de expressão,  Desporto e lazer, Território e mobilidade,  Sustentabilidade e meio ambiente,  Segurança pública e acesso à Justiça.
Para o secretário da Pasta, a participação dos estudantes é fundamental para que o processo ocorra de forma democrática e assertiva à realidade e aos desafios encontrados pelo jovem. “Pretendemos da cada vez mais voz e espaço para os jovens. São muitos os desafios encontrados nessa fase da vida e a SEFJ possui o propósito em ser uma facilitadora, criando oportunidades. O Plano Distrital será um grande avanço, pois vai impactar os próximos 10 anos de políticas públicas voltadas aos jovens”, afirma.
A SEFJ já realizou várias rodadas de reuniões acerca da pauta com a juventude partidária, jovens assistidos pelos Centros de Juventude,  representantes religiosos e com os movimentos sociais.
Sobre o Plano Distrital da Juventude
O Plano Distrital da Juventude – PDJ consistirá em ser o instrumento de planejamento, gestão, integração, e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021, para ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito federal que atendam esta população com vigência decenal.
Quem não puder participar presencialmente, poderá indicar as suas propostas participando da Consulta Pública online pelo link: https://bit.ly/3O2RNsK

Calendário das audiências públicas

 

 

 

COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO UNIDADE ESCOLAR DATA DA AUDIÊNCIA
Brazlândia CED Incra 8 de Brazlândia 24/08
Ceilândia CEM 03 e CED 11 de Ceilândia 24/08 e 30/08
Gama CEM 01 do Gama 21/08
Guará CEM 01 do Guará 05/09
Núcleo Bandeirante CEM Urso Branco 04/09
Paranoá CEM 01 do Paranoá 01/09
Planaltina CEM 02 de Planaltina 31/08
Plano Piloto CEM Paulo Freire 05/09
Recanto das Emas CEM 804 do Recanto das Emas 28/08
Samambaia CEM 414 de Samambaia 22/08
Santa Maria CEM 310 de Santa Maria 23/08
Sobradinho CEM 01 de Sobradinho 25/08
Taguatinga CEM 03 de Taguatinga 29/08