Para garantir um futuro melhor para as famílias do DF, especialmente, às mais vulneráveis socialmente, a Secretaria da Família e Juventude do DF deu início, nesta quarta-feira (30), à realização de Conferências Distritais e Regionais em reunião realizada no auditório da sede da Secretaria.
Representantes de entidades sociais e religiosas que executam programas, projetos e ações voltados à temática de valorização e fortalecimento de vínculos familiares discutiram sobre o Anteprojeto de LeiComplementar que aprova o Plano Distrital da Família, o PDF.
Para o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, a iniciativa reforça o estreitamento do diálogo entre a população e o Governo, na escuta ativa de quem realmente é afetado pelas políticas públicas. “Optamos em ouvir a sociedade ao invés de formulários ações com base somente em especialistas e sim em quem realmente vivencia os desafios da sua realidade”, destacou Delmasso. As propostas nortearão as políticas públicas para as famílias do DF nos próximos dez anos.
O debate também contou com a participação do pós- doutor e presidente do IPFAM – Instituto Pró-Família, Marco Antônio Fetter que destacou a importância da ocasião. ” É uma iniciativa inédita, importante e necessária. O estado e a sociedade devem andar juntos para transformar a sociedade de hoje em justa e humana”, afirmou.
Durante a conferência, onze assuntos que permeiam a realidade dos núcleos familiares foram expostos para a sugestão de propostas de melhorias. Divididos em grupos os participantes apresentaram sugestões para temáticas que irão compor, posteriormente, o Plano Distrital da Família, como: Igualdade social; Educação; Profissionalização, trabalho e renda; Garantia da equidade familiar; Saúde e assistência da família; Projetos e programas para a família; Assistência social; Desporto e lazer; Território e mobilidade; Autonomia e elo familiar; Segurança pública e acesso à Justiça.
A Secretaria da Família e Juventude irá anunciar, posteriormente, novas datas da Conferência. Acompanhe no site da SEFJ: www.sefam.df.gov.br/conferenciadafamilia e também nas redes sociais do órgão: Instagram (@juvfamiliadf) e Facebook (@familiajuvdf) para ficar por dentro de todas as novidades.