Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/03/23 às 16h46 - Atualizado em 16/03/23 às 16h46

Inscrições abertas em cursos profissionalizantes gratuitos para juventude

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes do Centro de Juventude (CJ). De iniciativa da Secretaria da Família e Juventude, são ofertadas 250 vagas nos cursos de massoterapia, cuidador de idoso e auxiliar administrativo com ênfase em recursos humanos nas unidades de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte.

 

Os cursos promovem qualificação profissional e abrem as portas para inserção dos jovens no mercado de trabalho e na jornada empreendedora. “Buscamos ampliar as oportunidades para que os jovens encontrem apoio em políticas públicas de qualidade e adquiram condições de alcançar autonomia socioeconômica, beneficiando assim toda a comunidade”, afirma o Secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

 

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf — Codeplan), a falta de estudos ou qualificação da juventude no DF é preocupante. No total, 20,8% dos jovens não estudam e nem trabalham, conhecidos como Geração Nem-Nem. Destes, 14,6% sequer estão à procura de emprego. Para Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP Agência de Transformação Social, os Centros de Juventude abrem portas para superar essa realidade. “Os jovens muitas vezes carecem de oportunidades para alavancar seus sonhos, e o Centro de Juventude vem dar esse apoio, seja na capacitação profissional, esportiva, cultural ou mesmo nos atendimentos psicossociais.

 

Os jovens encontram aqui direcionamento e condições para enfrentar os desafios da vida”, afirma. O Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP) é responsável pela gestão das unidades do CJ em Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte. Em seis anos, mais de 17 mil jovens foram formados, somando mais de 200 mil atendimentos à sociedade.

 

Podem participar dos cursos profissionalizantes jovens residentes em Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte, com idade de 15 a 29 anos para auxiliar administrativo, e de 18 a 29 anos para cuidador de idoso e massoterapia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20/03 presencialmente nas unidades do Centro de Juventude na Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte, por whatsapp ou pelo link www.iecap.org.br/inscricoes.

 

Confira onde realizar sua inscrição:

 

Centro de Juventude Ceilândia

Curso profissionalizante: Cuidador de Idoso

Endereço: QNN 13 Área Especial, Módulo B – 1° andar, ao lado da estação de metrô Ceilândia Norte

Whatsapp (61) 99629-6941

www.iecap.org.br/inscricoes

 

Centro de Juventude Estrutural

Cursos profissionalizantes: Assistente administrativo com ênfase em recursos humanos e Massoterapia

Endereço: Área Especial da Estrutural, Praça Central, 8

Whatsapp (61)99860-4894

www.iecap.org.br/inscricoes

 

Centro de Juventude de Samambaia

Cursos profissionalizantes: Assistente administrativo com ênfase em recursos humanos e Cuidador de idoso

Endereço: QS 617 Área Especial nº 01

Whatsapp (61)99866-0959

www.iecap.org.br/inscricoes

 

Serviço

 

Abertura das inscrições dos cursos profissionalizantes no Centro de Juventude

Período de inscrições: até 20/03

Quem pode participar: jovens residentes nas regiões administrativas de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte. Idade de 15 a 29 anos para auxiliar administrativo, e de 18 a 29 anos para cuidador de idosos e massoterapia

Inscrições: presencialmente nas unidades, por whatsapp ou  pelo site www.iecap.org.br/inscricoes