O Programa Moeda Social, do GDF, possibilita as instituições religiosas, sociais e clubes a fazerem a troca de preço público, valor pago pelas concessões de uso de ocupações históricas, por serviços sociais à comunidade. No sistema da Moeda Social, as instituições sociais e clubes poderão prestar serviços gratuitos a diversos grupos vulneráveis ou executar projetos em áreas relevantes e de impacto social. Nesse caso, manterá a concessão de uso não remunerado sobre o local atualmente ocupado pelo prazo de 30 anos, prorrogável por iguais períodos.
A Secretaria Extraordinária da Família (SEFAM) é responsável pela capacitação do plano de trabalho dos interessados na Moeda Social.
Desde junho de 2021, a SEFAM tem feitos visitas às Administrações Regionais do Distrito Federal e às instituições sociais, no intuito de levar o Programa Moeda Social ao conhecimento das comunidades. Em outubro de 2021 iniciou-se o curso de capacitação da Moeda Social na Casa de Cultura do Varjão, com o apoio da Administração, Terracap, SEDUHDF, e sequencialmente foram realizados seminários e mais cursos em diversas localidades e instituições interessadas.