De forma inédita, o Governo do Distrito Federal promove cada vez mais a participação dos jovens entre 15 e 29 anos na formulação de políticas públicas que impactarão o presente e o futuro dessa população. O “Fala, Galera” chegou para dar voz e visibilidade à juventude com a realização de consultas públicas, fóruns, encontros, audiências e outras atividades de participação, presenciais ou virtuais, com a presença de jovens representantes de diferentes regiões do DF.
De início, a Secretaria já disponibiliza um formulário para proposição de melhorias nas seguintes áreas:
I – Infraestrutura;
II – Segurança Pública;
III – Saúde;
IV – Educação;
V – Desenvolvimento Social;
VI – Meio Ambiente;
VII – Tecnologia e Inovação;
VIII – Esporte e Lazer;
IX – Geração de Emprego e Renda;
X – Transporte e Mobilidade Urbana.
Por meio do formulário, o jovem poderá indicar a demanda do seu bairro ou da sua comunidade para melhoria da prestação dos serviços públicos e sugestão de projetos que deseja apresentar.
“Os jovens precisam de oportunidade para expressar as suas ideias. Eles estão na fase mais produtiva e criativa de suas vidas e a nossa missão é também servir como ponte de interlocução com os demais órgãos do governo para demandas que não forem de nossa competência. A iniciativa é reunir a juventude e despertar nela o desejo de ser um elo importante na execução de políticas públicas. Com a coleta das propostas, o governo estará munido de informações onde há mais carência em determinado serviço público e agir com assertividade, revela, o secretário da SEFJ, Rodrigo Delmasso.
Neste ano, a SEFJ empenhou-se na realização de audiências públicas, a exemplo das reuniões da construção do Plano Distrital da Juventude – PDJ, os encontros das Conferências Regionais de Juventude e a Conferência Distrital que ainda está por vir. Com as experiências vividas nessas ocasiões, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) idealizadora das ações, enxergou o potencial dos jovens na apresentação de propostas de solução aos desafios enfrentados por essa parcela da população.
A Secretaria vai publicar, posteriormente, as próximas ações do projeto “Fala, Galera” com as ações itinerantes de nas regiões administrativas no site da pasta e nas redes sociais oficiais.
Não deixe de registrar a sua contribuição.