Governo do Distrito Federal
20/09/21 às 8h53 - Atualizado em 19/12/21 às 20h44

S.O.S Família

SOS FAMÍLIA
O projeto SOS Família nasce da necessidade de se levar ainda mais estrutura de assistência social, psicossocial e de saúde para as comunidades menos assistidas do Distrito Federal.
O Programa visa estimular a consciência dos pais e responsáveis sobre a importância do papel do desenvolvimento infantil e também da conscientização com as crianças sobre suas capacidades, sua identidade e seu merecimento dentro do âmbito familiar. O objetivo é fortalecer a relação entre pais e filhos e buscar desenvolver inteligência emocional em toda família, principalmente nas crianças, através do entendimento do relacionamento entre adulto e criança.
Para tanto, suas principais ações serão os encontros familiares para articulação Inter setorial, ou seja, surge como proposta de uma nova maneira de trabalhar e estimular políticas públicas voltadas para a promoção familiar. Nos encontros os colaboradores e profissionais da área realizarão orientações sobre práticas que fortalecem o desenvolvimento dos filhos, por meio de bons aconselhamentos dos pais, além dos atendimentos complementares: odontológicos, jurídicos e de assistência social.

O SOS Família é um programa social idealizado pelo Instituto Semeadores do Amor – SEMAR, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Família – SEFAM, que visa promover políticas públicas voltadas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Todo o programa foi feito de forma planejada e sistêmica para auxiliar com eficiência as famílias das comunidades mais carentes.
A missão do SOS família é potencializar vidas por meio da inteligência emocional, com o respeito mútuo e a propagação do amor por si e pelo próximo, fortalecendo os relacionamentos e promovendo o autoconhecimento e práticas responsáveis, partindo da premissa que devemos ter uma vida sistêmica e tendo a família como pilar de desenvolvimento emocional e criativo, fomentando uma sociedade próspera, harmoniosa e feliz.
O programa será realizado em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, os atendimentos ocorrerão em espaços de centros de ensino, salas de atendimento dos CRAS ou em parcerias com instituições religiosas, ou em equipamentos públicos.
“As comunidades terão atendimentos odontológicos, psicológicos, assistência jurídica e social“, afirma o Secretario da Família, Léo Vivas.
O apoio pontual do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria Extraordinária da Família, busca atender as famílias nas suas carências emergenciais, dentro de suas necessidades básicas de saúde mental e saúde física.