Noticia aberto
12 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Juventude
COMPARTILHAR
Secretaria da Família e Juventude é o órgão de atendimento aos jovens no DF
Com o objetivo de reconhecer a importância dos jovens na sociedade, foi instituído a partir da Resolução 54/120 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1999, o Dia Internacional da Juventude em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, no ano anterior. A data serve também para dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos jovens. São considerados jovens, pessoas entre 15 e 29 anos de idade, segundo o Estatuto da Juventude.
De acordo com o estudo “Retratos Sociais”, publicado pela Codeplan, em 2018, residem 717.377 jovens no Distrito Federal, o que corresponde a 25% da população total, proporção que se manteve estável nos últimos dez anos. Para dar voz e ampliar as políticas públicas que beneficiem os jovens do DF, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) possui ações que atendam aos desafios impostos por essa fase da vida.
“Recebemos a importante missão do governador Ibaneis Rocha em impulsionar a juventude do DF, a partir da geração de emprego, capacitação e, sobretudo, da inclusão dos jovens mais vulneráveis aos programas de assistência. Não vamos parar até que consigamos políticas públicas que impactem positivamente a qualidade de vida dos jovens para que todos possam ter igualdade de oportunidades”, reforça o secretário da Pasta, Rodrigo Delmasso.