Noticia aberto
Comitê assume gestão do Observatório da Família e Juventude em posse na terça-feira (30)
COMPARTILHAR
A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) promove na próxima terça-feira (30), às 14h30, a posse dos representantes das Secretarias de Estado que compõem o Comitê Gestor do Observatório da Família Sustentável e Juventude do DF. O evento acontecerá no prédio da SEFJ-DF localizado no Setor Comercial Sul, Quadra 04, Edifício Luiz Carlos Botelho, auditório do 6° andar.
O Observatório da Família Sustentável e da Juventude é uma iniciativa inovadora dedicada ao estudo, monitoramento e promoção do bem-estar das famílias e dos jovens. Criado com o objetivo de fornecer dados, análises e reflexões sobre a dinâmica familiar e da juventude , o Observatório se posiciona como um centro de referência para pesquisadores, gestores públicos, profissionais e organizações que trabalham em prol da melhoria das condições de vida das famílias em todo o país.
A principal missão do Observatório é gerar conhecimento qualificado sobre as realidades que envolvem as diversas formas de organização familiar, abordando desde aspectos socioeconômicos, educacionais e de saúde até questões relacionadas ao papel das famílias na formação da cidadania e na promoção da justiça social. Por meio de pesquisas, levantamentos de dados estatísticos e produção de conteúdo científico, o Observatório oferece um panorama aprofundado sobre a diversidade das estruturas familiares, da juventude, e os desafios que essas unidades de convivência enfrentam na atualidade.
Além de sua função de gerar conhecimento acadêmico, o Observatório também busca ser um elo entre a sociedade civil e o poder público, estimulando a formulação de políticas públicas mais eficazes e adaptadas às necessidades desses núcleos, considerando suas múltiplas realidades e contextos regionais.
"O Observatório será um grande gerador de conhecimento e nos possibilitará no médio e longo prazo no desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes para a população. É muito simbólico o DF lançar uma ferramenta como essa, pois acreditamos que a capital do Brasil deve ser referência de desevolvimento para o restante do país", destacou o secretário da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso.
O Observatório foi instituído pelo Decreto Nº 46.978, de 17 de março de 2025, com a finalidade de monitorar todas as políticas públicas que atendem as famílias e a juventude no Distrito Federal, com base nas diretrizes estabelecidas pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021 e na Declaração de Veneza sobre cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis.
O seu lançamento oficial está previsto para novembro deste ano com data ainda a ser divulgada.