Noticia aberto
SEFJ-DF institui Comitê Gestor com secretarias para desenvolvimento de Observatório
COMPARTILHAR
O Distrito Federal dá mais um passo importante para tornar-se a unidade federativa referência no monitoramento das políticas públicas que atendem as famílias com a publicação do Decreto N° 46.978 no Diário Oficial, desta terça-feira (18), que institui o Observatório da Família Sustentável e da Juventude do DF, uma iniciativa da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF).
Com o Decreto, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) estabelece o Comitê Gestor, composto por representantes de diversas secretarias do Governo, incluindo Saúde, Educação, Segurança, Mulher, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Transporte e Mobilidade, Esporte e Lazer, entre outras. Este Comitê terá a responsabilidade de propor e calcular indicadores específicos, além de desenvolver medidas para aprimorar as políticas públicas. Também promoverá estudos, pesquisas e estatísticas que considerem fatores como grau de parentesco, dependência econômica e cor/etnia, com foco nas causas, consequências e frequência da violência doméstica e familiar. Os dados coletados serão sistematizados e unificados nacionalmente, permitindo uma avaliação periódica dos resultados das ações implementadas.
Em dezembro do ano passado, a SEFJ-DF publicou uma portaria que instituía inicialmente o Observatório da Família, com as primeiras informações acerca do seu propósito.
O Observatório ficará disponível de forma online, para que qualquer pessoa tenha acesso às informações. Com isso, a proposta da SEFJ-DF é ampliar a transparência dos dados e incentivar as pessoas a participarem de debates acerca das demandas sentidas pela população no dia a dia. A ferramenta segue os princípios e compromissos estabelecidos pela Declaração de Veneza – documento que orienta políticas públicas para famílias em várias partes do mundo.
Para o titular da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso, o Observatório é uma conquista importante para as famílias e jovens do DF por é uma iniciativa inovadora dedicada ao estudo, monitoramento e promoção do bem-estar das famílias do Distrito Federal. “Além de sua função de gerar conhecimento acadêmico, o Observatório também busca ser um elo entre a sociedade civil e o poder público, estimulando a formulação de políticas públicas mais eficazes e adaptadas às necessidades das famílias, considerando suas múltiplas realidades e contextos regionais.”, destacou.
Ainda sem data de lançamento oficial, a Secretaria está coordenando os trabalhos de pesquisa e criação do ambiente online junto à Secretaria de Comunicação para, posteriormente, realizar mais essa entrega do GDF à população.