05/09/2025 às 17h11 - Atualizado em 05/09/2025 às 17h13

Vem Brincar Comigo 2025 inicia arrecadação de brinquedos para presentear mais de 20 mil crianças

COMPARTILHAR

Os pontos de coleta estão espalhados por locais estratégicos — como Palácio do Buriti, Anexo do Buriti, secretarias de Estado, administrações regionais, entidades públicas, grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar e batalhões da Polícia Militar —, facilitando a participação da população. Todos os brinquedos arrecadados serão distribuídos para instituições sociais e projetos voltados à proteção da infância, promovendo o desenvolvimento lúdico, educacional e fortalecendo vínculos familiares. Na edição de 2024, a iniciativa entregou mais de 25 mil brinquedos em diversas cidades do DF. A Secretaria da Família e Juventude também participa da campanha como um ponto de arrecadação. O órgão está localizado na Quadra 04, edifício Luiz Carlos Botelho, 5° e 6° andares.

Além da arrecadação, a edição de 2025 terá uma programação especial, com ações sociais em diferentes regiões administrativas. De acordo com a chefe-executiva de Políticas Sociais do GDF, Talita Mattosinhos, a expectativa é beneficiar mais de 20 mil crianças ao longo da campanha. “A gente sempre busca proporcionar experiências que vão além da entrega de brinquedos. Este ano, teremos a Carreta Social no Sol Nascente e diversas ações com apoio da iniciativa privada, atendendo mais de três mil crianças nessas atividades sociais previstas”, explicou.

Doações

Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de uso. No caso de itens já utilizados, é importante higienizá-los com álcool 70% e colocá-los em sacos transparentes para identificação. Os brinquedos novos podem ser doados em suas próprias caixas.

Serão beneficiadas crianças que integram instituições do DF ou fazem parte das famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na campanha.

“Depois de arrecadado, a gente inicia o processo de identificação do brinquedo, se é para menino ou menina e de qual faixa etária. Depois, selecionamos as áreas que vão receber as doações. Mas já adianto que a intenção é que a gente passe por todas as regiões administrativas do DF. O mapeamento é para garantir que chegue o brinquedo correto nas mãos das crianças que vão, de fato, utilizá-lo da melhor forma possível”, esclareceu Mayara Noronha Rocha.